O Stoodi é um bom pré-vestibular para estudar para o Enem? Minha opinião sobre o site.

sexta-feira, janeiro 12, 2018



A quase um ano atrás eu disse que escreveria uma resenha sobre o Stoodi. Contudo, não imaginei que, quando as aulas voltassem e eu começasse a me preparar para o vestibular, não iria dispor mais do famigerado tempo. Todavia, agora que o Enem já passou, posso me dedicar ao blog e compartilhar tudo que rolou no ano passado.
 Primeiramente, falarei um pouquinho da minha experiência com o Stoodi. Eu assinei o curso no comecinho de Fevereiro de 2017, a parte de cadastro, assinatura do plano e pagamento foi muito tranquila e logo as opções para assinantes foram liberadas para mim, não tive praticamente nenhum problema com o site e quando, porventura, algo acontecia eles resolviam muito rapidamente.

Plano de Estudos 
 O Stoodi conta com um plano de estudos personalizável, você informa o curso de seu interesse, a faculdade e o seu tempo diário disponível  para estudos e eles ajustam o cronograma perfeito para suas necessidades. Particularmente eu gostei bastante dessa opção, contudo, sugiro que vocês avaliem com cuidado o tempo diário de estudos que dispõem. Quando fiz o meu, animada, coloquei no plano de estudos 8 horas por dia. O que aconteceu? Na primeira semana eu já fiquei toda atrasada no cronograma. Ainda bem que agora dá para editar o plano se necessário, entretanto, acho interessante você calcular o tempo pensando nos exercícios e anotações que irá fazer, no estudo para a escola e nos seus cursos. No meu caso, tive que acabar mudando o plano para 4 horas diárias, já que tinha curso de inglês na terça e na quinta e ficava boa parte do dia fora.
 Pontos positivos: Sábado e domingo são livres, ou seja, você pode aproveitar o final de semana sem culpa ou usar o tempo livre para ver aquele conteúdo que você acabou deixando atrasar durante a semana.
 Outra coisa maravilhosa é que o Stoodi também é um site de reforço escolar, desse modo, se você ainda está na escola, pode estudar também para as suas provas. É só ir na barrinha de pesquisa do site e buscar o que você quiser. Foi assim que eu gabaritei todas as minhas provas de matemática quando estava no terceiro ano (Detalhe, eu não sou de exatas kkkkkk).
Pontos negativos: O site dispõe de algumas aulas de revisão que aparecerem no plano alguns meses antes do Enem o que é ótimo para rever os temas, todavia, o problema é que, como meu plano tinha um número limitado de horas essas revisões começaram a aparecer como aulas normais. Por mais que algumas revisões fossem feitas bem detalhadamente, mesmo que sintetizadas, isso não acontecia em todas as matérias e eu ficava completamente perdida.
Dica: Comece no Stoodi logo no inicio do mês. Fiz minha assinatura na segunda semana de fevereiro e o plano já estava na semana 2, obviamente não consegui acompanhar e tiveram que me colocar na turma de março.
Duvidas que podem surgir: O que fazer se eu conseguir ver todo o meu conteúdo diário e ainda assim tiver tempo para ver mais? O site te oferece diversas opções, você pode adiantar o conteúdo do dia seguinte, fazer listas de exercícios ou simplesmente aproveitar o tempo livre.
  Para saber mais sobre essa funcionalidade do Stoodi clique aqui.

Material Didático

 O Stoodi trabalha com resumos teóricos para todas as matérias, você pode baixar e se quiser imprimir. Infelizmente eles não funcionaram muito para mim, senti falta de uma apostila um pouco mais detalhada com exercícios resolvidos, principalmente nas disciplinas de física, química e matemática.
 Sempre gostei de fazer os meus próprios resumos e como achava a maioria dos resumos do site muito sintetizados foi exatamente isso que eu fiz, anotava tudo de relevante dito nas aulas e escrito nos resumos teóricos de um modo que eu entenderia depois.
 Por mais que o material didático não tenha funcionado no meu caso, sei que há pessoas que preferem um conteúdo mais sintetizado e de fácil acesso, logo, acredito que muitos devem se dar bem com esse método.

Matérias
 O site tem todas as matérias essenciais para o vestibular e ainda artes, atualidades, inglês e espanhol. As matérias são divididas em módulos com aulas em vídeo, resumos teóricos, lista de exercícios e revisões. É impossível se perder devido a organização do site que, particularmente, é meu ponto favorito sobre Stoodi. Ademais, baixando o aplicativo do Stoodi, é possível fazer download das aulas para assisti-las offline. O método de ensino é no estilo sala de aula e o tempo dos vídeos varia, em geral os professores explicam bem, são claros e objetivos. 
Fisíca: Ambos os professores de física são muito bons. As revisões são enormes, mas muito completas com resoluções de exercícios e explicações bem detalhadas. As aulas que tive dessa matéria na escola sempre foram bastante superficiais, então eu comecei a estudar sabendo muito pouco e mesmo assim deu para acompanhar bem.
Matemática: Se você não é de exatas ou tem dúvidas que nunca foram resolvidas durante seu tempo na escola não se preocupe, sabendo que a maioria das pessoas não é de exatas o Stoodi dá a opção de ver toda a parte de matemática básica, não haverá mais motivos para você fazer cara feia quando ver fração. Outrossim, as revisões são muito completas, o material didático é decepcionantemente lacônico.
Química: As revisões de química são muito superficiais, o que é terrível porque elas sempre estavam no meu plano e eu tinha que ficar procurando as aulas completas, me atrasando horrores.
Biologia: Os professores são incríveis e as aulas são muito detalhadas.
Literatura e Gramática: O mais interessante são as aulas de interpretação de texto para o Enem e a análise de obras literárias obrigatórias para os vestibulares específicos. 
Redação: Eu infelizmente achei essa parte muito fraca, as informações são bem básicas, senti falta de dicas e técnicas para aprimorar a redação.
História, Geografia e Atualidades: As aulas de história são bem objetivas e acho que faltou o olhar mais sociocultural que as questões do Enem normalmente abordam. As aulas de Geografia são desnecessariamente enormes indo de 30 minutos a 1 hora o que na maioria das vezes deixa o conteúdo cansativo. Atualidades não aparece no Plano de Estudos.
Filosofia, Sociologia e Artes: As revisões de Filosofia são muito sucintas, contudo, as do módulo são boas. Sociologia foi a minha matéria queridinha do site, o professor é um fofo e as aulas são muito interessantes e abordam o que normalmente cai. Arte, sinceramente, não ajudou em nada.
Correção de redação

   Tanto o plano mensal quanto o anual oferecem duas correções por mês. Após você enviar sua redação o resultado é disponibilizado em até dez dias, entretanto, normalmente, em um ou dois dias você recebe a correção. Os temas são escolhidos pelo site, entretanto, não é preciso seguir a sugestão, é possível escolher qualquer um dos disponíveis. Caso queira comprar mais correções há diversos pacotes. A redação deve ser digitada no site e há um número máximo de caracteres ao invés de linhas.
 Os corretores pegam bastante pesado na correção, o que é muito bom. A redação é corrigida de acordo com as cinco competências do Enem e o corretor marca exatamente o que se errou em cada uma delas explicando o motivo, mas quando você vai bem eles também indicam. Se não ficar satisfeito com a correção há como reclamar.
Por mais que o site tenha acertado o tema do Enem 2016 não aconteceu o mesmo com o do Enem 2017, todavia acredito que esse tema pegou todos os pré-vestibulares de surpresa.

Monitorias ao vivo
Normalmente uma das perguntas mais frequentes dos alunos em relação a cursos online é: o que farei se tiver dúvidas sobre o conteúdo? Para isso há as monitorias.
 Sinceramente nunca tive paciência de assistir uma inteira e quando tinha dúvidas procurava no Google ou perguntava a algum professor que eu conheço. Em síntese a monitoria funciona assim, há um cronograma com os horários das aulas e você pode enviar uma pergunta antes delas começarem, as mais curtidas são respondidas ao vivo.

Simulados
  Essa é uma nova funcionalidade do site que entrou ano passado. Aconteceram dois simulados com questão no estilo do Enem criadas pelos professores e com algumas que eram de fato do exame. Não há simulado da redação.

Provas 
  Essa também é uma novidade do ano passado, agora é possível refazer as provas antigas do Enem com as questões corrigidas em vídeo. 


Exercícios
  No plano de estudos, após todas as aulas, há alguns exercícios, mas se você quiser mais é só ir no banco de exercícios e achar a matéria. Os exercícios podem ser do Enem, outros vestibulares ou até do próprio Stoodi. A maioria tem correção em vídeo.
 Blog do Stoodi

O blog do Stoodi é um espaço que sempre tem posts relevantes para a vida de vestibulando. Vale muito a pena conferir as novidades que colocam lá.

Planos



 
*Preços referentes a 12/01/18
 Como já falei nesse post aqui, acho mais interessante assinar o plano mensal do Stoodi para você ver se vai se identificar com o site, pois, caso não goste há a opção de cancelar a qualquer hora, já o anual não.

O Stoodi vale a pena?

Eu acredito que seja um medo de todo o vestibulando chegar na hora do exame e perceber que a sua preparação para a prova não foi o suficiente, por isso o desejo de assinar o melhor cursinho, seja online ou presencial. Nesse post tentei trazer um pouco mais a fundo os pontos principais do site e algumas opiniões e experiências que tive.
 Em geral o Stoodi é um bom curso, é obvio que há matérias que são mais bem explicadas do que outras, mas o site tem muitos pontos positivos, contudo, por mais que tenha potencial, falta aprimorar alguns pontos importantes como a parte de redação, material didático e algumas revisões. A plataforma ainda funciona melhor como reforço escolar do que como curso pré-vestibular, todavia, felizmente, percebo que eles estão indo pelo caminho certo e acredito que algum dia chegarão lá.
 Se assinaria de novo? Não. Entretanto, por ter assinado apenas esse curso não posso apontar um melhor para vocês, então peço que deixem nos comentários sugestões e opiniões sobre esse e outros cursos.
 Espero que tenha ajudado, e não é porque minha experiência com o site não foi tão boa quanto eu esperava que a sua não vai ser, siga o que você acha que melhor funciona para você.


You Might Also Like

20 comentários

  1. bom texto, muito bem escrito e detalhado.Estava mesmo querendo achar uma opinião sincera sobre o curso, obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sam muito obrigada! Fico feliz em ter ajudado 😊

      Excluir
  2. Excelente texto! Bem detalhado e me ajudou a decidir sobre assinar ou não.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem detalhado, obrigado por esclarecer minhas duvidas! :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou pesquisando bastante sobre os cursos. E estou em dúvida entre o Me Salva e o Stoodi, teria uma opinião sobre os dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois têm metodologias bem diferentes, depende muito do que funciona melhor para você. Sugiro que assista a uma aula do Me Salva e uma do Stoodi, assine o que você mais se identificar. Ambos são bons cursos. Espero ter ajudado!

      Excluir
  5. O curso realmente fez diferença pra você? Você conseguiu uma nota boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez sim, algumas matérias mais do que outras. Contudo, algumas vezes, o conteúdo do site não era suficiente e eu tinha que correr atrás da matéria em outros sites.
      Consegui sim! Passei para direito na UFV na chamada regular do Sisu.

      Excluir
  6. Olá, estou procurando um curso online e gostei muito do Stoodi. Qual foi sua pontuação no Enem estudando por ele?

    ResponderExcluir
  7. Ola, boa noite. Chegou a conhecer o QG do enem ? Gostaria de saber se recomenda

    ResponderExcluir
  8. Eu também estou na mesma dúvida...
    Me inscrevi em um cursinho para o Enem e não estou gostando.
    E eles não devolvem o dinheiro no caso de cancelamento.
    Preciso de um cursinho urgente...
    Não sei se o QG do Enem ou o Stoodi.

    ResponderExcluir
  9. já assino um cursinho especializado em naturezas e exatas, você indicaria Stoodi para ciências humanas e linguagens?

    ResponderExcluir
  10. Ei, você sabe quantas pessoas podem usar a conta premium do stoodi ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
  11. Dar pra estudar pelo Stoodi sem fazer a assinatura? O App disponibilizou todas as materias e video aula gratuita

    ResponderExcluir

Subscribe