Curso pré-vestibular presencial gratuito no Estado do Rio de Janeiro? Conheça o Pré-vestibular Social

terça-feira, janeiro 16, 2018


 Você não leu errado! Existe sim curso pré-vestibular presencial gratuito no Estado do Rio de Janeiro, senhoras e senhores eu vos apresento o "Pré-Vestibular Social" ou (para os íntimos) PVS. Infelizmente, não muito conhecido, esse curso é oferecido pelo governo, em alguns polos selecionados, praticamente todos os sábados até o fim do ano. Você pode participar do Extensivo que começa agora no inicio do ano ou do Intensivo que começa mais para o meio do ano. Para saber mais clique aqui.

Como funciona?

 Para participar é bem simples: você vai nesse site aqui, vê a data de inscrição e o polo mais perto de você, preenche os dados necessários, envia os documentos requisitados e se for selecionado é só esperar as aulas começarem. No meu polo o curso acontecia todos os sábados das 9:00 às 18:00 em uma das escolas estaduais da cidade. Eles não ofereciam refeição no ano em que eu participei, então, por volta de 12:00, eramos liberados e tínhamos uma hora de almoço.
 Como o curso é só uma vez na semana as aula de Português, Matemática, Redação, Física, Química, História, Geografia e Biologia são seguidas, apenas com uma pausa para almoço e orientação. Essa orientação acontece todo sábado e pode ser normal ou especial. Há uma orientação especial por mês, que funciona da seguinte maneira: eles disponibilizam um material em PDF no site do PVS — sobre o assunto que será debatido  e no sábado os professores organizam um debate. Os temas são possíveis tópicos da atualidade que podem cair na redação ou questões do Enem e outros vestibulares. Já a orientação normal, que acontece todo dia de curso, são avisos e informações relevantes para a vida de vestibulando.
 As aulas seguem a apostila e como são curtas os professores deixam bastante dever para casa. Caso role alguma dúvida durante a semana você pode anota-la e esperar até o sábado, enviar a dúvida para o professor se por ventura ele disponibilizar algum contato para a turma, colocar no grupo da turma ou ligar para o atendimento do PVS, mas depois eu explico melhor como isso funciona.
 Não pense que esse curso é rígido como a escola, na verdade está bem longe disso. Você  não precisa ficar o dia todo, pode assistir apenas as aulas que te interessam e até mesmo a didática é bem descontraída.

Material Didático


 O curso oferece as apostilas gratuitamente. No incio do semestre você recebe o volume um e no meio o volume dois. Ademais, além do material didático para as aulas presenciais, eles ainda disponibilizam duas apostilas, uma de Inglês e outra de Espanhol, para você acessar o conteúdo em videoaulas no site. 


 As apostilas são suas, então vale fazer anotações e grifar. Se os professores quiserem levar um conteúdo extra, que não está nas apostilas, eles o disponibilizam em PDF ou já levam impresso para você. 


Outrossim, junto com as apostilas, vêm um guia maravilhoso para vestibulandos, informando todas as oportunidades possíveis para você ingressar na faculdade, os cursos mais populares e a grade curricular, detalhes sobre as melhores faculdades do país e muito mais.




 Uma dica que eu acho importante lembrar é que, se possível, compre um caderno para anotações, pois os professores costumam sempre passar algo no quadro. O ideal é um daqueles cadernos de dez ou doze matérias para tudo ficar bem organizado, todavia, como eu não sabia disso quando comecei, acabei usando vários cadernos de uma matéria, deixando o conteúdo uma bagunça.



Redação


 No inicio se aprende mais a teoria, os pontos básicos da redação, contudo, mais adiante no curso, se pratica maneiras de aperfeiçoar o que você já sabe. Os temas e a frequência que as redações são pedidas depende do professor, assim como o modelo da correção.

Outras funcionalidades do curso
  Caso tenha dúvida, enquanto estiver estudando em casa, você pode ligar gratuitamente para um número disponibilizado no site que há professores do PVS lá para te ajudar, é só ver o cronograma no site para saber o horário e a disciplina dos que estarão lá no dia.
 Em adição, o Pré-vestibular tem consórcio com o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – Cederj e se você tiver uma frequência boa no curso ganha isenção na inscrição para o vestibular deles.

Minha opinião sobre o curso
 O PVS é um curso muito querido para mim, os professores e a metodologia são incríveis. O material é sintetizado, claro e objetivo. Os únicos pontos negativos são: a) como o curso é uma única vez na semana fica um pouco puxado e no final do dia a exaustão é enorme, todavia, você tem a semana toda para ver o conteúdo com calma e fazer bastante exercícios e b) mesmo o curso sendo gratuito você gasta um dinheiro com almoço e passagem, entretanto, há sempre a opção de ir a pé, de bicicleta, skate, carro, moto, carona e outros e levar comida de casa, ai vai do orçamento de cada um.
 As pessoas são aprovadas com o PVS? Então, essa história de curso fazer o vestibulando ser aprovado é muito complicada, isso depende muito da pessoa, do seu método de estudo e outras coisas. Mas, em uma das orientações especiais, eles levam alguns alunos que passaram para dar depoimento, então sim tem gente que é aprovado e fez o curso.
 No meu caso, eu assinei um curso Pré-Vestibular online no começo do ano e seguia o plano de estudos deles durante a semana, como o fim de semana era livre eu ia no PVS para assistir as aulas. Então, eu meio que fiz um curso online e outro presencial. Entretanto, eu não tinha tempo de estudar o conteúdo do PVS durante a semana, então o que eu realmente aproveitei do curso foram só as aulas que eu via aos sábados.
 Minha dica é: Se você decidir se matricular no PVS leve o curso a sério. Compre um daqueles cadernos de dez ou doze matérias, leve todo sábado e anote tudo de importante. Durante a semana leia as apostilas, faça os exercícios e se os professores passarem dever de casa faça também. Outrossim, assine um curso online (tem vários gratuitos por aí basta pesquisar) para reforçar o que aprendeu, faça bastante exercícios e resumos no seu caderno e caso tenha dúvidas aproveite o sábado para sana-las. Caso tenha condições vale a pena assinar um curso só de redação ou aqueles sites que só trabalham corrigindo redações, eles costumam ter um valor bastante acessível e ajudam demais. 
 Outra dica importante é: alguns meses antes do Enem (ou outro vestibular de seu interesse) faça as provas antigas, pegue uma folha de papel e anote quantas questões você acertou para manter um cronograma do seu progresso e saber aonde você precisa melhorar. Desse modo você vai aprender muito gastando pouco.

 Eu acho que para quem tem interesse o PVS é um ótimo curso no quesito custo-beneficio, basta apenas você se esforçar para aproveitar. Espero ter ajudado, se você gostou do curso ou já participou dele conte aqui nos comentários And stay strong vestibulandos!



You Might Also Like

0 comentários

Subscribe