Pré-vestibular online: dicas de como montar sua rotina de estudos.

quinta-feira, fevereiro 22, 2018


 Nos últimos anos, muitos têm optado pelo curso pré-vestibular online em detrimento do presencial, inclusive eu. Além de mais barato, a praticidade e flexibilidade dessas plataformas são bem vantajosas, contudo, tamanha liberdade, pode deixar os vestibulandos um pouco confusos. Afinal, como conseguir estudar sem se enrolar? Para ajudá-los resolvi compartilhar algumas dicas valiosas que aprendi no ano passado.


Etapa 1: Organize seu material de estudos.

 Por mais que os cursos online ofereçam algum material didático você provavelmente vai querer tomar notas, para tanto é legal comprar um caderno de 12 matérias ou usar um fichário, assim fica mais fácil organizar tudo.
 Ademais, se você não está mais na escola, pode ter que comprar caneta, lápis, borracha, apontador e corretivo. Sugiro pegar canetas coloridas também, utilizando uma cor para títulos e outra para tópicos, isso ajuda na hora de estudar.
 Outrossim, se você gostar de mapas mentais, será necessário um daqueles cadernos com folhas sem pauta, caso queira flashcards deve-se utilizar fichas  — folhas de papel ofício funcionam para ambos os casos. Não faz ideia do que sejam as duas coisas que eu acabei de mencionar? Relaxa que daqui a pouco eu explico em detalhes.

Etapa 2: Plano de estudos.

 Os sites em geral, acredito eu, disponibilizam um plano de estudos dizendo o que você precisa estudar diariamente. Contudo, nem sempre, é obrigatório segui-lo, vai de cada um.
 Às vezes, se você estudou em uma escola boa, já tem noção de praticamente todos os assuntos requisitos pelo Enem, pois, convenhamos, todos nós sabemos que o exame tem aquelas matérias particularmente queridas. Desse modo, para aqueles estudantes mais práticos, pode ser tático ver os assuntos mais cobrados, procurá-los nos cursos online e se especializar neles.
 Obviamente é muito mais simples seguir o plano, ainda mais se seu colégio não passou todos os conteúdos cobrados. Não é interessante, no objetivo de estudar menos, aprender superficialmente.

Etapa 3: Como o estudo rende mais para você?

Essa etapa é muito pessoal, pois,é um fato que cada um aprende de uma maneira diferenciada. Costumam dividir os alunos em:

Aluno auditivo: Esses são aqueles que aprendem melhor escutando o professor.
 Se você é do tipo que está fazendo a prova e lembra exatamente do que foi dito pelo professor essa é sua classificação. Normalmente o jeito mais eficiente de aprendizagem é assistir à aula bem atentamente, anotando os tópicos mais importantes no caderno. Desta forma, na hora da revisão, é só olhar os apontamentos que lembrará do que ouviu.
Aluno visual: Esses são aqueles que aprendem melhor com desenhos e esquemas.
 Se na hora da prova você sempre lembra de algum desenho explicativo que o professor mostrou ou um esquema no quadro é aqui que se encaixa.
 No caso desses alunos o que costuma funcionar melhor são os mapas mentais. Para quem não sabe o que é  um mapa mental vide imagem:
 https://descomplica.com.br/blog/geografia/mapa-mental-guerra-fria/

 Quer fazer o seu? É só pegar uma folha de papel sem pauta, no meio escreva o tópico e faça setas "saindo" dele  indicando outros apontamentos importantes relacionados ao tema. Quando acabar a aula você pode fazer um e na hora de revisar vai bater o olho na folha e começará a lembrar do que viu. Para mais detalhes clique aqui.

Aluno leitor: Esses são aqueles que aprendem melhor lendo.
 A maioria dos sites encaixam esse aluno como visual, mas para dar dicas mais exatas resolvi usar essa classificação.
 Se você é do estilo que está fazendo a prova e lembra de um texto que leu em um livro e/ou que o professor passou no quadro, você é esse tipo de estudante.
 O melhor método para notas é ler o material didático, assistir as aulas e logo depois fazer um resumo, com uma explicação sintetizada do que viu, de maneira que depois possa relembrar tudo.

Aluno cinestésico: Esses são aqueles que aprendem melhor "colocando a mão na massa".
 Se você adora refazer os exercícios que o professor passou antes da prova, um método ótimo de estudar é através dos flashcards: em síntese podemos dizer que são fichas onde na frente você escreve a pergunta e atrás a resposta, mas vai muito além disso vou deixar o link de um site ótimo que explica melhor sobre isso aqui.
 Assim que acabar de assistir as aulas e ler o material didático você pode usar fichas ou pegar uma folha de oficio e cortar de quatro a seis pedaços. Há também a possibilidade de baixar um aplicativo de flashcards para o seu celular, recomendo esse aqui.

 É obvio que essas classificações não são uma lei, você pode não se encaixar em nenhuma ou em várias, o interessante é ir testando.

Etapa 4: Exercícios, exercícios e exercícios.

 Por mais que eu nunca tenha sido muito fã dessa parte, tenho que admitir que os exercícios são uma parte fundamental no processo de aprendizagem, é aqui que as dúvidas aparecem e você sabe se realmente aprendeu, os pontos que tem que rever, por isso quanto mais melhor.
 Cada site tem sua peculiaridade, no Stoodi alguns exercícios apareciam logo após a aula, entretanto, se eu quisesse, havia toda uma lista para fazer depois. O momento e a quantidade de exercícios que você faz é pessoal, podendo variar com o tempo que tem disponível no dia. É possível faze-los assim que terminar a aula, no fim do dia ou até mesmo no dia seguinte se você precisar de um tempo para absorver o conteúdo.


Etapa 5: Revisão.

 Não vou entrar muito a fundo na explicação de como nosso cérebro esquece das coisas quando não revisamos, contudo, de forma sintetizada, podemos dizer que há algo denominado curva do esquecimento, quanto mais tempo passa, se não relembramos o que vimos, esquecemos. Há várias teorias de o quão frequentemente devemos revisar, a maioria dos especialistas diz que se, por exemplo, você aprendeu algo hoje, no dia seguinte você deve revisar, daqui a uma semana também, e então daqui a um mês.
 Sabendo como o tempo de vestibulando é corrido sei que na maioria das vezes não dá para seguir esse cronograma,entretanto sugiro que separem sim um tempinho para revisão e não deixem o conteúdo acumular, se não fica muito exaustivo ver tudo depois.

Etapa 6: Planeje sua rotina de estudos.

 Agora que você já tem uma noção do que vai fazer é hora de se planejar: primeiramente pegue uma folha e escreva o nome de todos os dias da semana nela.


  O próximo passo é pensar nos compromissos que tem; escola, cursos, trabalho, tarefas, academia, inclusive faxinar o quarto/casa, tempo de estudos para o colégio, tudo que não for tempo livre. Anote no respectivo dia do compromisso, junto com o horário se for o caso.


 Pronto, você já tem uma noção do tempo que tem para estudar. Não sei como o plano de estudo funciona em seu pré-vestibular online, mas, se for possível escolher o seu tempo diário, é a hora de calcula-lo.
 O exemplo que eu usei nas fotos foi o da minha rotina do ano passado, é importante separar em média 3 horas para os exercícios, anotações e revisão. É obvio que talvez gaste menos ou mais tempo, só não esqueça de registra-lo.

 Chegou a hora de calcular seu tempo. Vamos supor que na segunda, quarta e sexta eu tenha 4 horas e meia para assistir as vídeo-aulas, já na terça e quinta eu só tenha 1 hora e meia. Se atente que eu estou falando no tempo para assistir vídeo-aulas, que é o que o site vai perguntar, por isso que eu separei as três horas diárias para o resto, o curso pré-vestibular não vai considerar esse tempo na hora de montar seu cronograma, você que têm na hora de encaixar tudo.
 Muito bem, já deu para perceber que no exemplo há mais tempo três dias da semana, então não dá para estudar no mesmo ritmo nos outros dois. Isso deve ser considerado, pois vai ser necessário "adiantar" o conteúdo nos dias em que há mais tempo e diminuir as horas de aula diárias e/ou estudar no fim de semana. Essa parte é complicada então pense direitinho para não se enrolar caso enfrente algo parecido com o exemplo, tá bom?
 Minha dica é: Se planeje com cuidado e se perceber que está se atrasando não tenha receio em trocar seu numero diário de horas de estudo.

Etapa 7: Comece a estudar.

 Está na hora mais importante: botar a mão na massa. Já que agora tem uma ideia de quanto tempo dispõe deve pensar também qual a forma mais estratégica de utiliza-lo; vai fazer a revisão, assistir a vídeo-aula, ler a apostila, fazer anotações e exercícios ou vai começar com a apostila, a vídeo-aula, as anotações, os exercícios e por último a revisão? Há várias maneiras de permutar sua rotina de estudos, ai vai do que funciona melhor para você, se ainda não sabe vai tentando até achar.
 Ademais, na hora de se organizar, é importante escolher um dia da semana para fazer redação, pois, a melhor maneira de aperfeiçoa-la, é treinando. Se você gosta de assistir as monitorias encaixe isso no seu cronograma também.
 Outro ponto importante é, a alguns meses antes do Enem, começar a fazer as provas antigas. Esse é um dos modos mais eficazes de se preparar, então já vá ajustando seu horário para isso, por mais cansativo que seja compensa.
Minha dica: Se por ventura seu pré-vestibular tenha aplicativo e seja possível baixar os vídeos faça isso. Você pode começar a assisti-los em todos os lugares, na fila, na condução e por ai vai, adiantando muito seus estudos.

Outros métodos interessantes de estudo que você pode querer tentar:

Método Pomodoro: Se você não consegue manter seu foco em uma tarefa por muito tempo essa técnica promete ajudar. Em síntese funciona assim: você coloca todo o seu foco nos estudos por 30 minutos e depois tira uma folga de 5, na quarta vez a folga é de 15. Achou interessante? Veja mais sobre isso aqui.

Método do professor: Provavelmente, pelo menos uma vez na vida, você já explicou alguma matéria para um colega, talvez você não soubesse, mas não estava ajudando somente a ele como a você também. Um desses pesquisadores geniais da vida disse que só se entende plenamente um assunto quando consegue explica-lo de um modo que até uma criança entenderia. É possível usar esse método "dando aula" para uma plateia invisível, aí você veria que pontos não entendeu bem, vale até pensar nas perguntas que seus alunos imaginários fariam e se conseguiria responde-las.

Método do escritor : Esse é bem simples, é só pegar uma folha de papel e anotar tudo que lembra daquela matéria, depois deve comparar com o seu resumo para ver que partes estão incorretas ou o que você esqueceu.

Método do "na força vai": Basicamente você escreve algo que precisa decorar — como uma fórmula — em um papel e coloca em um lugar que vê todos o dia, pode ser na parede, no plano de fundo do celular, de tanto ver isso eventualmente irá decorar. Essa dica foi do meu professor de física, ele disse que colocava todos as fórmulas que precisava aprender na faculdade em frente ao vaso sanitário, já que sempre gastava uma parte do dia lá, o fofo jurava que conseguiu passar assim.

Método Restart: Você é a(o) louca(o) da papelaria? Adora comprar caneta colorida? Seu momento de brilhar chegou! Segundo um grupo de cientistas quanto mais coloridas as suas anotações melhor o cérebro irá guarda-las e identifica-las. Por exemplo, se você colocar todas as datas importantes de verde nas suas anotações de história, tanto na hora de estudar quanto na hora da prova, será mais simples de lembrar.

Método do chiclete: Sua mãe pode falar que faz mal, todavia algumas pesquisas declararam que comer chiclete enquanto estuda ajuda na aprendizagem. O ato de mastigar ajuda na circulação e o aroma acaba sendo associado com a matéria, assim se na prova você comer um chiclete com mesmo cheiro as memórias de onde você sentiu o odor voltarão.

Método do menino Mozart:  Para os colegas cult, que curtem música clássica, saibam que esse estilo é um ótimo plano de fundo para estudar. Segundo a pesquisadores o ritmo te ajuda a assimilar o conteúdo. Ótima dica se o silêncio te incomoda ou se você está em um lugar muito barulhento.

Método do passeio: Estudar sempre no mesmo lugar pode ser mais confortável, entretanto, mudar de cenário de vez enquanto é melhor para seus estudos.

Método das musiquinhas: Creio que esse todo mundo conhece, contudo, se ainda não, vai agora. Associar a matéria com o ritmo de uma música ajuda e muito na hora da prova, a uma frase também. Já existem várias é só procurar no Youtube, mas também vale criar a sua.

Método do brasileiro: Quer decorar algo? Leia isso 10 vezes, diga 10 vezes em voz alta e escreva duas vezes. O importante é ser brasileiro e não desistir nunca que uma hora você grava.


 É óbvio que existem muitos mais métodos mundo a fora, entretanto, espero que algum ou todos esses possam te ajudar. Vale ressaltar que para se concentrar totalmente deve se livrar de distrações em especial o celular, se possível. A maioria eu conheci por imagens no Pinterest e em blogs na língua inglesa, por isso alguns não tem link. Se conhecer qualquer outro menciona nos comentários. Ademais, compartilhem seus métodos de estudo ai embaixo and stay strong vestibulandos.

You Might Also Like

2 comentários

Subscribe